18 de dezembro (Reuters) — Os fabricantes de automóveis japoneses Honda (7267.T) e Nissan (7201.T), de acordo com fontes, estão em negociações sobre o aprofundamento da colaboração, incluindo uma possível fusão, à medida que a competição de Tesla e fabricantes chineses impulsiona a reestruturação da indústria automobilística do Japão.

Juntas, as duas empresas japonesas se tornariam o terceiro maior grupo automotivo do mundo em termos de vendas de automóveis, atrás da Toyota (7203.T) e Volkswagen (VOWG_p.DE).

Vendas: No ano passado, a Honda vendeu 3,98 milhões de carros em todo o mundo, enquanto a Nissan vendeu 3,37 milhões de carros no mesmo período. As vendas combinadas dessas empresas em 2023 totalizaram 7,35 milhões de veículos, mais do que os 7,31 milhões vendidos pela sul-coreana Hyundai (005380.KS) e sua subsidiária Kia (000270.KS), que atualmente é o terceiro maior grupo automotivo do mundo.

Produção: No ano passado, a Honda produziu 4,19 milhões de veículos em todo o mundo, enquanto a Nissan produziu 3,44 milhões de carros.

Funcionários: De acordo com documentos de valores mobiliários, a Honda empregava 194.993 pessoas em seu grupo consolidado, enquanto a Nissan tinha 133.580 funcionários no final de março.

Capitalização de mercado: A capitalização de mercado da Honda é cerca de 44 bilhões de dólares, enquanto a da Nissan é de cerca de 10 bilhões de dólares após um aumento acentuado no preço das ações na quarta-feira. Isso significa que uma fusão total entre as empresas teria uma escala maior do que o enorme acordo de 52 bilhões de dólares entre Fiat Chrysler e PSA em 2021, que levou à criação da Stellantis (STLAM.MI).

Principais mercados: O mercado mais importante para a Honda são os Estados Unidos, que representam um terço de suas vendas de carros em 2023. Juntamente com o Canadá e o México, a América do Norte representa 37% das vendas, enquanto a China tem uma participação de 31% e o Japão 15%. A Europa representa apenas 2% das vendas totais. O maior mercado da Nissan também é a América do Norte, que representou 37% das vendas de carros da empresa no ano fiscal de 2023, com os EUA representando 27%, a China 23%, o Japão 14% e a Europa 10%.

Metas de eletrificação: A Honda tem como objetivo aumentar a produção de veículos elétricos para mais de 2 milhões por ano até 2030, quando pretende que 40% de suas vendas sejam compostas por carros elétricos e veículos com células de combustível. Até 2040, a Honda venderá apenas veículos elétricos e FCVs. À medida que os híbridos a gasolina-elétricos se tornam populares no importante mercado da América do Norte, a Honda anunciou na quarta-feira uma meta adicional de vender 1,3 milhão de carros híbridos anualmente até 2030, o dobro do nível de 2023. A Nissan, que foi pioneira na indústria de veículos elétricos com o lançamento do primeiro carro elétrico de produção em massa, o Leaf, em 2010, estabeleceu a meta de que veículos elétricos e híbridos representem 60% de suas vendas globais até 2030, de acordo com sua estratégia atualizada publicada em março.