Enquanto as linhas de montagem de carros se tornaram totalmente automatizadas, o que acontece quando o carro acabado chega ao final da linha? Anteriormente, os motoristas se sentavam ao volante para pilotar os novos carros da linha de produção até a pista de testes ou o ponto final de inspeção.

Essa etapa trabalhosa da produção ocorre não apenas porque as pessoas precisam entregar os carros ao próximo destino, mas também porque, após a entrega, eles precisam ser transportados de volta para a esteira para que se acomodem no próximo carro que sair da linha.

A BMW está automatizando esse processo com a Embotech, Outsight e Hesai, instalando em suas fábricas uma infraestrutura de lidar que fornece aos veículos os dados de sensores necessários para uma condução autônoma segura. Isso começou com um projeto piloto na fábrica da BMW em Dingolfing, na Alemanha, em 2022, e agora está sendo expandido para produção em outras fábricas, começando por Leipzig e, depois, outras fábricas. A BMW chama isso de Direção Automatizada na Fábrica (AFW).

Os primeiros carros a passar pelas fábricas da BMW foram os modelos Série 5 e 7, montados em Dingolfing, seguidos pelo Mini Countryman e outros modelos da BMW em Leipzig. Além do BMW Série 5 e Série 7 em Dingolfing, essa tecnologia agora também é usada para o MINI Countryman e outros modelos da BMW em Leipzig. O sistema AFW pode controlar o movimento desses veículos independentemente do equipamento adicional instalado, utilizando a arquitetura em nuvem da BMW.

“A direção automatizada na fábrica otimiza o nosso processo de produção e proporciona um aumento significativo na eficiência da nossa logística”, explica Milan Nedeljkovic, membro do Conselho de Administração da BMW AG responsável pela produção. “É por isso que vamos implementar rapidamente essa tecnologia em toda a nossa rede de produção.”

A empresa afirma que pode usar a direção automatizada para cerca de 90% dos modelos BMW e MINI em Leipzig e planeja adicionar fábricas em Regensburg (Alemanha) e Oxford (Reino Unido) ainda este ano. Quando a nova fábrica em Debrecen, na Hungria, for inaugurada, ela se juntará à lista.

O sistema AFW pode fazer ainda mais no futuro, quando a BMW planeja expandi-lo para tarefas como dirigir carros recém-montados pelas zonas de testes e para as zonas de distribuição ao ar livre. À medida que os carros recebem mais sensores a bordo para sistemas de assistência ao motorista, eles poderão contribuir para as capacidades do sistema AFW, complementando a conscientização situacional com sensores lidar externos atuais instalados em toda a fábrica.

“Nos próximos dez anos, percorreremos vários milhões de quilômetros de testes com a direção automatizada na fábrica apenas em nossa rede de produção”, afirma Nedeljkovic. “Assim, o BMW Group estabelece novamente um novo padrão para a automação e digitalização de seus processos de produção, abrindo caminho para futuras aplicações em direção autônoma.”

O sistema AFW foi desenvolvido em parceria com a Embotech AG, que, por sua vez, contou com a colaboração da Outsight e da Hesai para criar o sistema de navegação dos veículos baseado em lidar.

A Outsight fornece a plataforma de software lidar avançada que rastreia o carro e os obstáculos ao seu redor nas instalações de produção da BMW. A Hesai fornece os sensores lidar reais que permitem ao computador ver para onde os carros estão indo.

“A combinação da plataforma de software avançada da Outsight para lidar e os sensores lidar confiáveis da Hesai complementam perfeitamente a experiência de direção autônoma da Embotech”, disse Alexander Domahidi, CTO e fundador da Embotech. “Essa colaboração garante os mais altos padrões de segurança e eficiência nas operações automatizadas dos veículos da BMW.”